Segundo os conceitos de Bert Hellinger, para o funcionamento do sistema é preciso seguir uma hierarquia, uma ordem já estabelecida
O psicoterapeuta alemão Hellinger diz que no sistema familiar, os mais velhos têm a preferência. Por exemplo, nas tribos indígenas, os anciãos dão a palavra final, pois chegaram antes, viveram mais e têm mais conhecimento e sabedoria. Os filhos mais velhos têm a preferência pelo mesmo motivo, mas, em muitos casos, provas de habilidades irão mostrar aquele que está mais apto para comandar.
Nas famílias modernas, os mais velhos comem e escolhem a comida primeiro. Também são ouvidos com mais atenção enquanto todos se calam. Eles têm direito à maior conforto e no mundo moderno, se dão “privilégios”, como vagas de estacionamento mais espaçosas, prioridade a assentos, entre outras regalias por serem primogênitos.
Mundo corporativo
Nas empresas ou organizações, a ordem, tem a mesma base.
Os fundadores merecem respeito e honra enquanto a organização existir. Na sequência, os funcionários mais antigos, independente da posição ocupada, devem receber consideração especial. Da mesma forma, as áreas estratégicas do negócio (a financeira e a “core business”, por exemplo) e as pessoas mais habilitadas para gerir a empresa recebem uma atenção maior.
Todo este equilíbrio é complexo e não é porque entrou um novo CEO, que o fundador deve ser esquecido. Nem porque se contratou um novo gerente que os mais antigos devem ser vistos como obstáculos.
Assim como o merecimento de estar em uma posição de destaque se justifica com um “novo que veio de fora”, para aqueles que ocupam tal posição deve ser reconhecido este valor.
Privilégios injustos que não levam em conta o merecimento, a confiança e se baseiam somente em um ou outro ponto menos importante, podem produzir equipes insatisfeitas e pouco colaborativas.
Dê atenção à quem mereça, mostre a importância de seguir a ordem. E, dessa forma, incentive o crescimento das pessoas que formam sua equipe, da própria equipe e, consequentemente, da sua empresa.
Comentários